O Olho de Horus | Olho que Tudo Ve
Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, que eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Hórus era o Deus egipcío do sol nascente e era representado como falcão. Era a personificação da luz e a tinha como inimigo Seth, o deus da desordem e violência. No mito de Osíris, Hórus é filho de ísis e Osíris. Hórus ficou conhecido por diferentes nomes: Harakhte (Hórus do Horizonte), Harpócrates (Hórus, o Menino), Haroeris (Hórus, o Velho), entre outros.

Algumas pessoas acreditam que o olho de Hórus é uma representação da glândula pineal, que se encontra no cérebro e produz melatonina. No âmbito mais místico, alguns autores chamaram esta glândula de "terceiro olho", indicando que era responsável pela ligação entre o corpo e a alma.

Existe uma lenda, de que o olho de Hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo, e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol. A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o olho de Hórus.


Olho de Hórus Direito e Esquerdo:

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.


Olho de Hórus na Maçonaria:

O olho de Hórus ou Olho que Tudo Vê faz parte dos símbolos dos Maçons, que para eles significa estarem sempre sob a observância de um Ser Superior, o Grande Arquiteto do Universo. A Maçonaria coloca o olho dentro da figura de um triângulo, devido sua forte relação com o número três.
No entanto, alguns autores afirmam que o olho revelado como símbolo da maçonaria é tão e puramente o "Olho que Tudo Vê", e este não está relacionado com o Olho de Hórus.


Olho de Hórus e Illuminati:

Existe a teoria que o olho de Hórus é um dos símbolos usados pelos Illuminati porque este se trata de um grupo poderoso,  influente e que controla muitas coisas, e por isso tem no "Olho que Tudo Vê" um dos seus distintivos.

O significado real do Olho de Hórus faz parte das instruções e este grande ensinamento advindo do antigo Egito é repassado somente aos membros.